MEDadap Tavira

O programa MedAdap Tavira: Agroecologia em contexto Mediterrânico insere-se no âmbito de um protocolo celebrado com o Município de Tavira e surge como um programa reforçado de iniciativas para promover e apoiar métodos de agricultura biológica sustentáveis, práticas ecológicas e regenerativas.

Ações

Melhorias na eficiência hídrica - 22 de Junho de 2024

Saber mais

Data: 22 de Junho de 2024
Descubra alternativas, avanços e possibilidades para a eficiência hídrica na agricultura no evento "Melhorias na Eficiência Hídrica", a acontecer durante a manhã de sábado, dia 22 de Junho, no auditório da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega do Sotavento Algarvio, em Tavira. Exploraremos sistemas eficientes e inteligentes, tecnologias, circularidade da água e práticas regenerativas para uma maior eficiência hídrica. Promovido pela Associação Al-Bio - Associação Agroecológica do Algarve, o evento oferece ainda, durante a tarde, uma visita à Quinta ViraBio de Duarte Reis, reconhecida por suas práticas agrícolas sustentáveis. Junte-se a nós para conhecer as soluções que estão moldando o futuro da agricultura, promovendo a conservação de recursos hídricos e impulsionando a sustentabilidade.

Local: Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega do Sotavento Algarvio

PROGRAMAÇÃO:

09h30 | Abertura da Sessão:
Inês Mesquita, Presidente da Associação Al-Bio
Sónia Pires, Vereadora da Câmara Municipal de Tavira

09h45 | Painel de Intervenções:
Pedro Rocha - Sistemas eficientes e inteligentes
Rui Faria - Reutilização de águas residuais
Ricardo Leitão - Agricultura regenerativa e retenção de água no solo

11h05 | Mesa-redonda:
Tema: Presente e futuro da eficiência hídrica: Oportunidades e desafios no contexto mediterrânico
Moderação: Manuela Moreira da Silva, Professora no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Directora do Mestrado em Ciclo Urbano da Água
Painel: Pedro Rocha (O Quinto Elemento), Rui Faria (Consultor independente), Ricardo Leitão (Centro de Ecologia Funcional - Universidade de Coimbra) Macário Correia (ABPRSA)

12h15 | Perguntas do Público:
Período de perguntas e respostas do público aos intervenientes e convidados do painel

12h40 | Fecho da sessão:
Macário Correia - Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega do Sotavento Algarvio

13H00 | Almoço:
Convívio e almoço - Restaurante

15h00 | Visita Demonstrativa à Quinta biológica ViraBio:
Horário: 15:00 - 17:00 (tarde)
Local: Quinta VIRABIO
Demonstração: Práticas regenerativas em quinta de 10ha convertida para a agricultura biológica;
Sistema deep roots irrigation system
Facilitadores: Pedro Rocha e Duarte Reis

ORGANIZAÇÃO:
Al-Bio - Associação Agroecológica do Algarve

COLABORAÇÃO/APOIO:
Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega do Sotavento Algarvio

APOIO/PROTOCOLO:
Câmara Municipal de Tavira

Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica - 25, 26 e 27 de Maio de 2024

Saber mais

Data: 25, 26 e 27 de Maio de 2024
Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica
Com o objectivo de promover, atualizar e consolidar conhecimentos técnicos em Agricultura Biológica junto de agricultores, agrónomos, técnicos, e também de interessados em geral, as Jornadas Técnicas em Agricultura biológica - Algarve 2024 integram um programa amplo que combina sessões teórico-práticas de horticultura e fruticultura biológica e onde é aprofundada a nova Legislação Europeia para a Agricultura Biológica.

As Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica são conduzidas por Jorge Ferreira, figura incontornável da Agricultura Biológica em Portugal.

Jorge Ferreira é licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia/UL, Portugal, em 1991. Em 1999 fundou a empresa AGRO-SANUS (www.agrosanus.pt), empresa de serviços de consultoria técnica (à produção e ao investimento) em agricultura biológica, onde atualmente trabalha como sócio-gerente e consultor. É autor do Guia de Fatores de Produção para Agricultura Biológica, publicado pela Agro-Sanus. É autor do livro “As Bases da Agricultura Biológica – Tomo I – Produção vegetal” Edibio, Edições Lda. É ainda autor ou co-autor de outros livros e fichas técnicas sobre fruticultura e olivicultura em produção biológica, e tem publicado diversos artigos em atas de Colóquios e Congressos e em publicações de divulgação técnica. É ainda pomicultor biológico no Ribatejo Norte. É membro do Conselho de Certificação da CERTIPLANET, órgão consultivo em organismos de certificação de agricultura biológica. Foi professor convidado na Escola Superior Agrária de Coimbra onde lecionou na disciplina de “Agricultura sustentável”. Foi também professor convidado no Instituto Superior de Agronomia na disciplina de “Agricultura biológica” (2008-2014). Tem sido formador em cursos de agricultura biológica para agricultores ou para técnicos agrícolas, em Portugal continental, Madeira e Açores.

As Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica contam com a colaboração da CCDR Algarve I.P. | Agricultura e Pescas do Algarve e integram o programa 'MedAdap Tavira: Agroecologia em contexto Mediterrânico' que surge no âmbito de protocolo celebrado com o Município de Tavira. O projeto apoiado pelo Município de Tavira apresenta-se como um programa reforçado de iniciativas para promover e apoiar métodos de agricultura biológica sustentáveis, práticas ecológicas e regenerativas, com o objetivo de otimizar a eficiência hídrica, minimizar o impacto ambiental e fortalecer a biodiversidade, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar da comunidade.

A iniciativa é gratuita mas o almoço não está incluído.

Programa :
*25/05 - Sessão teórica-prática de Horticultura em Agricultura Biológica
Público alvo: agricultores e público em geral
Convidado: Jorge Ferreira
Local: Quinta Pomar, Freguesia de Santa Luzia de Tavira
Horário: 09:30 - 17h00


*26/05 - Sessão teórica-prática de Fruticultura em Agricultura Biológica
Público alvo: agricultores e público em geral
Convidado: Jorge Ferreira
Local: Sociedade Agrícola da Gomeira União de Freguesiss de Conceicao e Cabanas de Tavira
Horário: 10:00 - 13:00

*27/05 - Ação de Capacitação para Técnicos de Agricultura Biológica
Sessão I: Atualização de conhecimentos: legislação, cadernos de campo, PEPAC
Local: Biblioteca/Campo CEAT - Centro de Experimentação Agrária de Tavira, Polo de Inovação de Tavira, CCDR Algarve I.P. | Agricultura e Pescas
Horário: 09:30 - 12:30
Público alvo: agrónomos e técnicos AB
Convidado: Jorge Ferreira

Sessão II: Visita aos ensaios de Horticultura em AB (PRR-Projeto de Polo de Inovação de Faro) e ensaio de Citrinos em AB
Local: Centro de Experimentação Horto - Frutícola do Patacão, Polo de Inovação de Faro, CCDR Algarve I.P. | Agricultura e Pescas
Horário: 15:30 - 17:30
Público alvo: agricultores, agrónomos, técnicos AB, público em geral

Organização:Al-bio - Associação Agroecológica do Algarve
Apoio / protocolo: Município de Tavira
Colaboração: CCDR Algarve I.P. | Agricultura e Pescas
Técnicos da CCDR Algarve I.P. | Agricultura e Pescas: António Marreiros, Sandra Germano e José Tomás; e DGAV: Eugénia Neto

Saber menos

Mulheres e Agroecologia: Elementos para uma Transição Agroecológica no Território - Data: 27 de Abril 2024 (Sábado)

Saber mais

Data: 27 de Abril 2024 (Sábado)
Mulheres e Agroecologia: Elementos para uma Transição Agroecológica no Território

O encontro/oficina 'Mulheres e Agroecologia: Elementos para uma Transição Agroecológica no Território' é dirigido a agricultoras e mulheres ligadas ao território. Este encontro/oficina será conduzido por Cláudia Barrera e conta com recurso a dinâmicas de grupo e metodologias participativas que têm como objectivo:
• Sublinhar a importância das mulheres na Agroecologia.
• Promover e apoiar métodos de agricultura biológica sustentáveis.
• Gerar conhecimento sobre o planeamento e gestão das explorações agrícolas.

As mulheres e a agricultura:
De acordo com dados do Ministério da Agricultura e Alimentação (2022-2024) apenas 33% das mulheres lideram projectos agrícolas e pecuários em Portugal com uma assimetria salarial de -7,8%. Num mundo ainda liderado por homens que mudanças têm trazido as mulheres para o sector e para o mundo rural e que transformações podem ser ainda implementadas?
Citando Marta Nessa, Secretária-Geral da Slow Food Internacional: “O alimento é algo que interessa a todo o mundo. No entanto, o papel de quem traz o alimento para nossas mesas e, em particular, o papel das mulheres nos sistemas alimentares, muitas vezes é ignorado e menosprezado. No mundo inteiro, as mulheres desempenham um papel fundamental para os sistemas alimentares, muitas vezes fazendo trabalhos pesados, mas com poder de decisão ou direitos de propriedade da terra limitados. As mulheres podem ajudar a transição para sistemas alimentares sustentáveis, em particular dentro de sistemas alimentares agroecológicos que defendem, entre outros princípios, a igualdade de gênero. Os princípios da agroecologia fornecem uma estrutura onde diversidade, igualdade e justiça são peças de um mosaico mais amplo de sistemas alimentares sustentáveis”.
As mulheres do movimento agroecológico têm afirmado formas de luta e de relação com a natureza. Não é possível fazer agroecologia sem considerar a vida das mulheres. As mulheres agricultoras são promotoras de mudanças sociais e participam activamente na construção e desenvolvimento da agroecologia.

Sobre a nossa facilitadora e convidada especial:
Cláudia Barrera é Engª Agrónoma especializada em Agricultura Ecológica. Possui mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projectos na área da agroecologia, tendo trabalhado sobretudo com mulheres rurais e agricultoras do Chile. Foi investigadora na Universidade de Santiago do Chile e coordenadora do projecto Agroecologia Usach, Chile. É pesquisadora pós-doutorada no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações climáticas - cE3c Universidade de Lisboa. Integra actualmente a equipa do projecto GrowLIFE - Portugal, e é pesquisadora convidada no grupo STAND (HUM952) da Universidade de Granada, Espanha.

Este encontro é uma oportunidade para fortalecer a relação das mulheres rurais e agricultoras da região do Algarve. Esperamos poder contar com a sua presença para juntas construirmos um Algarve mais sustentável e agroecológico.

Localização: Orgânica Shanti

Programa:
*Data: 27/04/2024 (sábado)
*Horário das 09:30 - 16:30 (7 horas com pausa para almoço)
09:30 -11:30 Receção das participantes/ Dinâmica de grupo /Conversa: Porque é que a Agroecologia é Feminista. A importância da mulher na transição agroecológica.
11:30 – 13:00 Pausa para descanso/Almoço
13:00 - 16:30 Oficina de Biopreparados/ Avaliação: reflexão e projeção

Apoio: Município de Tavira

Parcerias:
CERNAS - Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade
ESAV - Escola Superior Agrária de Viseu

Equipa

Inês Mesquita - Direção de Conteúdos, Gestão, Planeamento, Coordenação e Informática
Ângela Rosa - Direção de Conteúdos, Planeamento, Coordenação, Comunicação e Produção
Ana Isabel Santos - Direção Artística